sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lição 20

Nesta aula estudaremos:

Verbos irregulares
Frases usuais
 
Verbos irregulares

Os verbos irregulares modificam a vogal ou ou o próprio radical no pretérito imperfeito e particípio passado.

Nunca tem terminação as primeira e terceiras pessoas do singular do pretérito imperfeito.

O particípio destes verbos terminam em n.

Geralmente as vogais da segunda e terceira pessoas do singular do presente do indicativo são modificadas.

Conjugação do verbo geben

Presente

ich gebe
eu dou

du gibst
tu dás

er gibt
ele dá

wir gaben
nós damos

ihr gebt
vós dais

sie gaben
eles, elas dão

Pretérito imperfeito

ich gab
eu dava, dei

du gabst
tu davas, deste

er gab
ele dava, deu

wir geben
nós dávamos, demos

ihr gabt
vós dáveis, destes

sie gaben
eles, elas davam, deram

As partes principais do verbo conjugado acima são:

geben, gab, gegeben
dar, deu, dado

ich gab
eu dava, dei

ich habe gegeben
tenho dado

Principais verbos irregulares

Infinito
Pretérito imperfeito
Particípio passado

binden
atar
band
gebunden

brechen
partir
brach
gebrochen

finden
achar
fand
gefunden

haben
ter
hatte
gehabt

halten
segurar
hielt
gehalten

helfen
ajudar
half
geholfen

lassen
deixar
liess
gelassen

schlagen
bater
schlug
geschlagen

schneider
cortar
schnitt
geschnitten

sehen
ver
sah
gesehen

singen
cantar
sang
gesungen

stehlen
roubar
stahl
gestohlen

tragen
carregar
trug
getragen

werfen
lançar
warf
geworfen

Todos estes verbos acima tomam haben (ter) com o particípio do verbo que se quer conjugar, dizendo:

Ich habe geholfen.
Eu tenho ajudado.

Wir haben gelassen.
Nós temos deixado.

Todos os verbos que têm um objeto direto são conjugados com haben e os que não têm objeto direto, são conjugados com sein (ser, estar).

Alguns verbos conjugados com sein.

Infinito
Imperfeito
Particípio passado

bleiben
ficar
bleib
geblieben

fahren
dirigir
fuhr
gefahren

fallen
cair
fiel
gefallen

fliegen
voar
flog
geflogen

gehen
ir
ging
gegangen

kommen
vir
kam
gekommen

sein
ser
war
gewesen

sterben
morrer
starb
gestorben

wachsen
crescer
wuchs
gewachsen

laufen
correr
lief
gelaufen


Frases usuais

Das ist sehr schwer.
Isto é muito difícil

Wenn Sie wünschen.
Se você quiser.

Ich spreche sehr wenig.
Eu falo muito pouco.

Das ist mir gleich!
Isso é indiferente para mim!

Sie konnen eintreten.
Você pode entrar.

Sie machen viel Lärm.
Você faz muito barulho.

Ich bin kein Deutscher.
Eu não sou alemão.

Ich will keinen Lärm.
Eu não quero barulho.

Sie sind im Irrtum.
Você está errado.

Es ist warun heute.
Hojw faz calor.

Ich bitte um Verzeihung!
Queira me perdoar!

Sie ist nicht dort.
Ela não está lá.

Gott sei Dank!
Graças a Deus!

Es ist sehr teuer.
Isso é muito caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário