sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lição 18

Nesta aula estudaremos:

Declinação de pronomes pessoais
Formas de cortesia
Interrogativos
Vocabulário
Exercício de leitura
Exercício de tradução e pronúncia
Frases usuais

Declinação de pronomes pessoais

Primeira pessoa do singular

N         ich                 eu
G         meiner         de mim
D         mir                a mim, me
A         mich             me

Segunda pessoa do singular

N         du                  tu
G         deiner          de ti
D         dir                 a ti, te
A         dich               te

Terceira pessoa do singular

masculino

N         er                   ele
G         seiner           dele
D         ihm               a ele, lhe
        ihn                 ele, o

feminino

N         sie                  ela
G         ihrer             dela
D         ihr                 a ela, lhe
A         sie                  ela, a

neutro

N         es                   ele, isso
G         seiner           dele, dela
D         ihm               a ele, a ela, lhe
A         es                   ele, o, ela, a

Primeira pessoa do plural

        wir                nós
G         unser            de nós
D         uns                a nós, nos
A         uns                nos

Segunda pessoa do plural

N         ihr                 vós
G         euer              de vós
D         euch             a vós, vos
A         euch              vos

Plural para os três gêneros

N         sie                  eles, elas
        ihrer             deles, etc.
D         ihnen           a eles, lhes, etc.
A         sie                  eles, os, etc.

Formas de cortesia

N         Sie                 V. Exª, Você, Vocês, O Senhor, os Senhores
G         Ihrer             de V. Exª, de Você, de Vocês, do Senhor, dos Senhores
D         Ihnen           a V. Exª, Você, a Vocês, ao Senhor, aos Senhores
A         Sie                  V. Exª, Você, Vocês, o Senhor, os Senhores

mit mir
comigo

mit dir
contigo

mit sich selbst
consigo mesmo

mit uns
conosco

mit euch
convosco

mit Sie
com vocês.

Pronomes interrogativos

Wer?
quem? (para pessoas)

N         wer?                quem?
G         wessen?         de quem?
D         wem?              a quem?
A         wen?               quem

Was?
o quê? (para coisas)

N         was?                quê? o quê?
G         wessen?          de quê?
D         wem?              a quê?
A         was?                quê?

Wovon?
de quê?

von was?
de quê?

womit?
com quê?

woran?
em quê?

worans?
de quê? de onde?

wofür?
por quê?

wozu?
para quê?

worin?
em quê?

Vocabulário

der Berg
o monte

der Schelm
o vagabundo

der Streit
a briga

der Blick
o olhar

der Grund
o motivo

die Gewalt
a violência

der Dienst
o serviço

man
a gente, se

jemand
alguém

etwas
alguma coisa

nichts
nada

verrückt
maluco

Exercício de leitura

Wer ist da?
Quem está aí?

Was wollen Sie?
O que você quer?

Von wem sprechen Sie?
De quem você fala?

Wovon sprechen Sie?
De que você fala?

Wer hat dies getan?
Quem fêz isto?

Wozu dient das?
Para que serve isto?

Woran denken Sie?
Em que você está pensando?

Was ist das?
O que é isto?

Wer sind Sie?
Quem é o senhor?

Mit wem sprechen Sie?
Com quem você está falando?


Exercício de tradução e pronúncia


Wo ist das Wasser?
Onde está a água?

Ich verstehe diesen Herr nicht.
Eu não entendo esses homens.

Er kennt mich nicht mehr.
Ele não me conhece.

Verlieren Sie den Brief nicht.
Não perca a carta.

Ich kann es nicht tun.
Eu não posso fazê-lo.

Er woltte mit uns kommen.
Ele quer vir conosco.

Sie müssen es nicht bezahlen.
Você não tem que pagar isso.

Was haben Sie zu ihm gesagt?
O que você disse para ele?

Verlieren Sie es nicht.
Não perca isso.

Er ist nicht Theater gewesen.
Ele não está no teatro.


Frases usuais


Machen Sie es sich bequem!
Sinta-se (queira ficar) à vontade!

Das kann ich mir nicht erlauben.
Eu não posso permitir isso.

Machen Sie keine Umstande!
Não faça cerimônia!

Einen Augenblick, bitte!
Um momento, por favor.

Bleiben wir im Wartesaal!
Fiquemos na sala de espera!

Ich will eben aussteigen.
Eu quero sair um pouco.

Ich gehe mit Ihnen.
Eu vou com você.

Dann habe ich noch Zeit.
Eu ainda tenho tempo.

Treten Sie bitte näher!
Queiram aproximar-se!

Es ist nicht meine Schuld.
Não é minha culpa

Dies ist Ihr Platz.
Este é gseu lugar.

Ich spreche nicht gut.
Eu não falo bem.

Geben Sie mir einen Rat.
Dê-me um conselho.

Horen Sie bitte zu!
Queira ouvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário