sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lição 08

Nesta aula estudaremos:

Declinação dos adjetivos possessivos
Vocabulário
Exercício de leitura
Exercício de tradução e pronúncia

Declinação dos adjetivos possessivos


a) Singular

masculino

N         mein             meu
G         meines          de meu
D         meinem        ao meu
A         meinen          o meu

feminino

N         meine            minha
G         meiner          de minha
D         meiner          à minha
A         meine            a minha

neutro

N         mein              meu, minha
G         meines          de meu, de minha
D         meinem        ao meu, à minha
A         mein               o meu, a minha


b) O plural para os três gêneros

N         meine            meus, minhas
G         meiner          dos meus, das minhas
D         meinen         aos meus, às minhas
A         meine            os meus, as minhas

Declinam-se como o artigo definido (lição 01) os seguintes possessivos:

masculino

mein
meu

dein
teu

sein
seu, dele

ihr
seu, dele

unser
nosso

eur
vosso

ihr
seu, deles

Ihr
seu, de você

feminino

meine
minha

deine
tua

seine
sua, dela

ihre
sua, dela

unsere
nossa

eure
vossa

ihre
sua, delas

Ihre
sua, de você

neutro

mein
meu, minha

dein
teu, tua

sein
seu, sua, dele

ihr
seu, sua, dela

unser
nosso, nossa

eur
vosso, vossa

ihr
seu, sua, deles, delas

Ihr
seu, sua, de você

Vocabulário

das Geschaft
o negócio

der Kunde
o freguês

der Kase
o queijo

der Preis
o preço

das Geld
o dinheiro

die Rechnung
a conta

klar
claro

dunkel
escuro

beginnen
começar

leihen
emprestar

richtig
certo

zu schwer
muito pesado

für mich
para mim

nicht wahr?
não é verdade?

wann
quando


Exercício de leitura

Mein Zimmer ist hell, deiner ist dunkel.
O meu quarto é claro, o teu é escuro.

Wollen Sie wein trinken?
Você deseja beber vinho?

Das Hut ist mein.
O chapéu é meu.

Das Buch ist mein.
O livro é meu.

Ich kann nicht.
Eu não posso.

Er kann nicht kommen.
Ele não pode vir.

Dieser Hut ist mein.
Este chapéu é o meu.

Ich will nicht beginnen.
Eu não desejo começar.

Dein Freund ist auch mein Freund.
O teu amigo é também o meu amigo.

Leihen Sie ihm das Geld.
Espreste-lhe o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário