sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lição 06

Nesta aula estudaremos:

Pronomes pessoais
Vocabulário
Exercício de leitura
Exercício de tradução e pronúncia

Pronomes pessoais

Nominativo (Sujeito)

ich
eu

du
tu

er
ele
sie
ela
es (neutro)
ele, ela, isso

wir
nós

ihr
vós

sie
eles, elas

Genitivo (Posse)

meiner
de mim

deiner
de ti

seiner
dele
ihrer
dela
seiner (neutro)
dele, dela, disso

unser
de nós

euer
de vós

ihrer
deles, delas

Dativo (Objeto Indireto)

mir
para mim, a mim, me

dir
para ti, a ti, te

ihm
para ele, a ele, lhe
ihr
para ela, a ela, lhe
ihm (neutro)
a ele, a ela, a isso

uns
a nós, nos

euch
a vós, vos

ihnen
a eles, a elas, lhes

Acusativo (Objeto Direto)

mich
me

dich
te

ihn
ele, o
sie
ela, a
sie (neutro)
ele, ela, o, a, isso

uns
nos

euch
vos

sie
eles, elas, os, as


Pronomes pessoais usados na terceira pessoa do plural nos três gêneros

Além dos pronomes pessoais acima, usados nas quatro declinações, usamos:

Sie
Você, vocês, vossa excelência, o senhor, os senhores

mit Sie
com você (s)

mit dir
contigo

mit uns
conosco

Achtung!

a) Os pronomes pessoais (ich, du, er, sie, es, wir, ihr, sie e Sie) são obrigatórios e não podem ser omitidos.

b) O pronome Sie (você, vocês) é usado tanto no singular como no plural, mas sempre usa uma forma verbal no plural.

Sie haben (3ª pessoa do plural)
você tem
vocês têm

c) O pronome sie (ela, eles, elas) usa uma forma verbal no singular quando significa ela e uma forma verbal no plural quando significa eles ou elas.

sie hat (3ª pessoa do singular)
ela tem

sie haben (3ª pessoa do plural)
eles/elas têm

d) Quando sie ou Sie aparecer no início da frase, deve-se observar a pessoa em que o verbo está conjugado para fazer a sua tradução correta.

            Sie sind noch nicht hier.
Eles ainda não estão aqui.
           
Observe que o verbo está na terceira pessoa do singular, sind, e o pronome está no início da frase, podendo significar neste caso vocês (Sie) ou eles ou elas (sie).


Vocabulário

das Fenster
a janela

das Kreuz
a cruz

der Stein
a pedra

das Eisen
o ferro

der Friede
a paz

der Glaube
a fé, a crença

Ich glaube
eu acho

der Regen
a chuva

der Besen
a vassoura

der Spiegel
o espelho

neben
próximo, seguinte, em seguida

neben den
além do

mude
cansado, cansada

können
poder

ich kann
eu posso

kommen
vir

wollen
querer, desejar

ich will
eu quero, eu desejo

warten
esperar

ich warte
eu espero

tun
fazer

müssen
dever, ter de

ich muss
eu devo. eu tenho de

bleiben
ficar, permanecer

fragen
perguntar

antworten
responder

ein wenig
um pouco

horen
ouvir

verstehen
fa ch tê:ên
compreender

dies
isto

morgen
amanhã

es
o, a, lo, la

erklaren
explicar

verkaufen
fakaufen
vender

verkauft
vendido

besuchen
visitar

sprechen
falar

gehen
ir, zu Fuß (à pé)

fahren
ir, mit dem Auto (de carro), dem Zug, dem Fahrrad

danken
agradecer

vor
antes, ante de , ante

vor dem haus
frente da casa

hinter
atrás de

freuen
por favor, favor; agradar, alegrar


Exercícios de leitura

Sie sind immer mein Freund gewesen.
Você tem sido sempre meu amigo.

Können Sie kommen.
Você pode vir.

Ja, ich kann kommen.
Sim, eu posso vir.

Er hat seinen Bruder geliebt.
Ele tem amado seu irmão.

Müssen Sie gehen?
Você tem de ir?

Ja, ich muss gehen.
Sim, eu tenho de ir (a pé).

Unser Nachbar ist heute gestorben.
Nosso vizinho morrreu hoje.

Wollen Sie warten?
Você deseja esperar?

Nein, ich will nicht warten.
Não, eu não quero esperar.

Was wollen Sie tun?
O que você desja fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário