sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lição 06: Pronomes pessoais, Vocabulário

Pronomes pessoais

Nominativo (S)

ich
eu

du
tu

er
ele
sie
ela
es (neutro)
ele, isso

wir
nós

ihr
vós

sie
eles, elas

Genitivo (P)

meiner
de mim

deiner
de ti

seiner
dele
ihrer
dela
seiner (neutro)
dele, dela, disso

wir
nós

ihr
vós

sie
eles, elas

Dativo (OI)

mir
para mim, a mim, me

dir
para ti, a ti, te

ihm
para ele, a ele, lhe
ihr
para ela, a ela, lhe
ihm (neutro)
a ele, a ela, a isso

uns
a nós, nos

euch
a vós, vos

Ihnen
a eles, a elas, lhes

Acusativo (OD)

mich
me

dich
te

ihn
ele, o
sie
ela, a
sie (neutro)
ele, ela, o, a, isso

uns
nos

euch
vos

sie
eles, elas, os, as

Pronomes pessoais usados na terceira pessoa do plural nos três gêneros

Além dos acima usados nas quatro declinações, usamos:

Sie
Você, vocês, vossa excelência, o senhor, os senhores

mit Sie
com você (s)

mit dir
contigo

mit uns
conosco

Vocabulário

das Fenster
a janela

das Kreuz
a cruz

der Stein
a pedra

das Eisen
o ferro

der Friede
a paz

der Glaube
a fé

der Regen
a chuva

der Besen
a vassoura

der Spiegel
o espelho

neben
ao lado de, próximo, próxima

mude
cansado, cansada

können
poder

ich kann
eu posso

kommen
vir

wollen
querer, desejar

ich will
eu quero, eu desejo

warten
esperar

ich warte
eu espero

tun
fazer

müssen
dever

ich muss
eu devo

bleiben
ficar, permanecer

fragen
perguntar

antworten
responder

ein wenig
um pouco

horen
ouvir

verstehen
compreender

dies
isto

morgen
amanhã

es
o, a, lo, la

erklaren
explicar

verkaufen
vender

verkauft
vendido

besuchen
visitar

sprechen
falar

gehen
ir

danken
agradecer

vor
em frente de, depois

hinter
atrás de

freuen
agradar, alegrar

Exercícios de leitura

Sie sind immer mein Freud gewesen.
Você tem sido sempre meu amigo.

Können Sie kommen.
Você pode vir.

Ja, ich kann kommen.
Sim. posso vir.

Er hat seinen Bruder geliebt.
Ele tem amado seu irmão.

Müssen Sie gehen?
Você deve ir?

Ja, ich muss gehen.
Sim, devo ir.

Unser Nachbar ist heute gestorben.
O nosso vizinho morrreu hoje.

Wollen Sie warten?
Você quer esperar?

Nein, ich will nicht warten.
Não, não quero esperar.

Was wollen Sie tun?
O que você quer fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas de Alemão Grátis - Blog

Treinador de Pronúncia do idioma Alemão

Regras de Pronúncia das Palavras Alemãs

Estudando a Lingua Alemã

Seguidores deste Blog